O que é Foliculite - Tend Skin® Brasil

Sobre o Tend Skin®

Foliculite - Causas, Sintomas e Tratamentos

O que é Foliculite

Foliculite é a inflamação dos folículos pilosos, local onde nascem os pelos.

Já a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) define a foliculite como “infecção dos folículos pilosos, causada por bactérias, como o estafilococo, ou outros fatores”.

A foliculite possui uma pequena diferença para o pelo encravado, pois o pelo encravado não está associado a inflamação do folículo. Porém, a foliculite é popularmente conhecida também como pelo encravado.

Quero saber mais sobre Foliculite e Pelos Encravados:

Áreas Afetadas pela Foliculite

As áreas mais comuns de ocorrência da foliculite são:

E o motivo destas áreas serem mais afetadas é bem claro, são regiões frequentemente depiladas ou raspadas por homens e mulheres. Mas existem casos de aparecimento de foliculite em outras regiões do corpo e o tratamento é exatamente o mesmo.

Quero saber mais sobre Foliculite e Pelos Encravados:

Aparência e Tipos de Foliculite

A infecção é visível como pequenas espinhas vermelhas e de pontas brancas, em torno dos folículos pilosos, que podem coçar, inchar ou doer.

A foliculite pode ocorrer em pessoas de qualquer idade e geralmente ela é diagnosticável e tratável pela própria pessoa. Na maioria das vezes o médico pode diagnosticar a foliculite apenas olhando para a pele do paciente, sem a necessidade de qualquer exame ou aparelho.

 

Veja, clicando aqui, algumas imagens ilustrativas de quadros clínicos de foliculite e fotos de resultados reais (ANTES E DEPOIS) alcançados com o correto tratamento da foliculite.

 

Existem dois tipos de foliculite: a superficial, em que surge pequenas bolinhas vermelhas que deixam a derme inflamada, sensível, pode causar coceira e ter aparência de espinhas, com ou sem pus. E a profunda, em que a inflamação é mais crônica e atinge áreas mais profundas da pele, até se tornarem furúnculos, destruindo o folículo piloso.

 

  • Tipos de Foliculite Superficial:
  1. Foliculite Estafilocócia: é a mais comum dentre todos os tipos e pode afetar a maioria das pessoas, mesmo as que quase não apresentam o problema. Ocorre quando os folículos são infectados por bactérias, principalmente a Staphylococcus aureus, causando as incômodas bolinhas vermelhas com pus que costumam ser confundidas com acne. Esse tipo de foliculite pode aparecer em qualquer região do corpo que tenha pelos.
  2. Foliculite Ptirospórica: causada pelos fungos Pytirosporum ovalle que costumam se proliferar em áreas mais úmidas do corpo. É mais comum em adolescentes e homens adultos.
  3. Foliculite por pseudômonas: pode também ser chamada de “foliculite por banheira de água quente” ou “foliculite por banheira”. É causada por bactérias Pseudomonas que costumam se proliferar em locais no quais os níveis de cloro e pH não estão regulados corretamente. Essa infecção causa erupção cutânea formando lesões cheias de pus e coceira.
  4. Pseudofoliculite da barba: quando os pelos raspados da barba se curvam e voltam para o interior da pele. Também pode ocorrer em pessoas que depilam a virilha com cera. Algumas vezes, esse tipo de inflamação pode deixar marcas.

 

  • Tipos de Foliculite Profunda:
  1. Furúnculos: quando os folículos pilosos são profundamente infectados pelas bactérias Estafilocócicas. A inflamação cresce gradativamente, se enchendo de pus e ficando cada vez mais dolorida. Quando rompe, sai uma secreção que é chamada de ‘carnegão’. Esse tipo de foliculite sempre deixa cicatrizes.
  2. Foliculite por bactéria gram-negativa: se desenvolve quando há uso de antibióticos para tratar acne por um longo período. Isso ocorre porque os medicamentos alteram o equilíbrio normal da pele. Em estágios avançados, a foliculite pode espalhar pelo rosto e causar lesões graves.
  3. Sicose barba: podem surgir com a prática de barbear diariamente. As pequenas inflamações aparecem nos lábios, queixos e mandíbula.
  4. Foliculite eosinofílica: é o mesmo fungo da foliculite pitirospórica e costuma se manifestar em pessoas Soro Positivo. Causam manchas vermelhas e feridas com pus que coçam. Essas feridas podem se espalhar, deixando as áreas afetadas pela foliculite ainda mais escura.
Quero saber mais sobre Foliculite e Pelos Encravados:

Tratamentos para Foliculite

Os tratamentos para foliculite são diversos, desde prevenções diárias e durante a depilação ou barbear ou até mesmo tratamento com cosméticos e medicamentos, dependendo da gravidade e frequência do aparecimento da patologia.

Podemos citar alguns tratamentos usuais:
1 – Cosméticos com propriedades esfoliantes;
2 – Cosméticos com propriedades calmantes e hidratantes;
3 – Antibióticos tópicos (pomadas) ou orais.

Muitas vezes são utilizados medicamentos com outras finalidades, como por exemplo medicamentos para acne, para o tratamento da foliculite. Isto não é uma boa prática, uma vez que já existem tratamentos específicos para foliculite e que possuem uma segurança e eficácia comprovada.

É bem comum pacientes questionarem que os cuidados durante o depilar ou barbear não são suficientes para se obter resultado. Nestes casos, um tratamento complementar faz-se necessário.

Procure um dermatologista, ele irá indicar o melhor tratamento.

Vale a pena conhecer o tratamento para Foliculite e Pelos Encravados da marca americana Tend Skin®. A sua fórmula americana possui mais de 30 anos de mercado e é reconhecida mundialmente. Clique AQUI, e veja como o Tend Skin foi descoberto e por que a sua fórmula é tão eficaz.

 

Quero saber mais sobre Foliculite e Pelos Encravados:

Sobre o Tend Skin®

O Tend Skin® é o primeiro e único tratamento específico para foliculite autorizado pela Anvisa e é amplamente indicado por dermatologistas de todo o Brasil.

Ele tem sido destaque frequente na mídia brasileira (veja AQUI algumas reportagens sobre o produto) pela sua eficácia reconhecida pelos clientes (veja AQUI alguns depoimentos de quem já utilizou).

O Tend Skin® é indicado para:
• Foliculite;
• Pelos encravados;
• Irritação causada por depilação com cera, eletrólise ou qualquer outra forma;
• Irritação após o barbear;
• Clareamento da pele que foi escurecida pela irritação;
• Pós depilação a laser.

O Tend Skin® possui eficácia comprovada tanto para quadros clínicos mais leves quanto para casos mais graves de foliculite e pelos encravados. Ele pode ser aplicado em qualquer região do corpo de homens e mulheres e sua aplicação é bem simples.

Os produtos mais vendidos da marca são o Tend Skin® Liquid e o Tend Skin® Roll On. Eles possuem a mesma fórmula, apenas apresentações / embalagens diferentes, e são indicados para o tratamento diário da foliculite ou pelo encravado.

A Tend Skin® fabrica também um gel para ser utilizado antes do barbear ou raspagem, chamado Tend Skin® Air Shave Gel.

Qualquer um dos produtos pode ser adquirido diretamente na Loja Virtual da importadora exclusiva dos produtos Tend Skin® no Brasil.

Quero saber mais sobre Foliculite e Pelos Encravados:
Compre o seu tend skin sem sair de casa. escolha o seu produto agora!
Ver todos os produtos