Blog Foliculite

Foliculite passa para outra pessoa?

publicado em 10/01/2020

A foliculite é uma infecção que deixa bolinhas vermelhas com pus sobre a pele e que causa incômodo e preocupação em grande parte dos brasileiros. Essa doença tem relação com a presença de bactérias, vírus ou pode até mesmo ser motivada pela inflamação de pelos encravados, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologista (SBD). O problema pode surgir após a depilação com lâmina ou cera, pelo uso de roupas apertadas durante muito tempo, sobretudo calças jeans, por antibióticos para tratamento de acne, por transpiração excessiva, por exposição à água quente, etc.

Atualmente, existem dois tipos de foliculite: a superficial, que afeta a parte superior do folículo e é a mais comum nas pessoas, e a profunda, que exige atenção e cuidado, uma vez que pode haver formação de furúnculos, sensibilidade, dor e pus amarelado. Os pacientes que são diagnosticados com foliculite profunda podem ter grandes chances de cicatrizes em que há a obstrução total do folículo piloso.  

Nas mulheres, a ocorrência é na região da virilha e glúteos; já nos homens, a incidência maior é na barba e na nuca, devido à retirada de pelos com frequência. Os pacientes, de maneira geral, têm dúvidas se a foliculite é transmissível ou não. 

A equipe Tend Skin irá responder esse questionamento nesse texto, vamos lá!  

Não, a foliculite não é transmissível. A infecção ocorre comumente em regiões com larga existência de pelos, afetando a raiz do folículo piloso. Assim sendo, desconsidere a informação que diz que a foliculite pode passar de um indiví