Blog Foliculite

Como tratar a foliculite capilar (foliculite no couro cabeludo)?

publicado em 18/01/2022

Você já ouviu falar em foliculite capilar? Esse é um problema de origem diversa, que costuma acometer homens e mulheres. 

 

Saiba tudo abaixo sobre a foliculite capilar!

Confira!

Foliculite capilar tem cura?

 

A foliculite capilar infelizmente não possui uma cura definitiva! Mas a boa notícia é que a maioria dos casos é superficial e possui tratamento.

 

No entanto, por ter vários causadores da doença, o seu diagnóstico deve ser preciso, para que o tratamento seja realmente eficaz.

O que é foliculite capilar?

Chamamos de foliculite toda inflamação que ocorre no folículo piloso, estrutura de onde os pelos se desenvolvem na hipoderme (camada interna da pele). 

 

Ela pode ocorrer em várias partes do corpo onde crescem pelos, e quando se apresenta no couro cabeludo, é chamada de foliculite capilar.

 

A foliculite capilar pode ter diversas causas, podendo ser infecciosas ou inflamatórias, superficiais ou profundas.

 

No caso da foliculite infecciosa, ela é causada por microorganismos que invadem o folículo piloso, desencadeando a reação inflamatória, geralmente de ordem bacteriana, fúngica ou viral.

 

A diferença é que a foliculite infecciosa sempre provoca uma inflamação, mas nem toda foliculite inflamatória é causada por um agente infeccioso, ou seja, provocada por microorganismos.

 

Nesse caso, a foliculite inflamatória pode acontecer por conta de uma alteração da resposta imune, formato do pelo que cresce para dentro ou por causas desconhecidas.

Sintomas da foliculite capilar

A foliculite capilar se caracteriza pela presença de espinhas, casquinhas ou feridinhas no couro cabeludo, que costumam acompanhar coceira, dor, pus e até sangramento.

 

O incômodo causado pela foliculite no couro cabeludo pode ser ainda maior se culminar em queda de cabelo, causando a alopécia definitiva.

Tipos de foliculite capilar

A foliculite capilar pode ser infecc