Blog Foliculite

Qual o melhor tratamento para foliculite na barba?

publicado em 18/01/2022

A foliculite na barba pode incomodar bastante, principalmente se o problema se alastra por todo o rosto e pescoço. Além das feridas avermelhadas, a coceira e a sensibilidade na região são alguns dos sintomas desagradáveis.

 

Também chamada por pseudofoliculite, costuma surgir após o barbear, por isso o nome associado à barba.

 

A foliculite é o resultado de uma inflamação nos folículos pilosos, que podem infeccionar e causar lesões mais profundas, como abscessos com pus. 

 

Mas na maioria dos casos, a foliculite na barba é superficial e desaparece sozinha, em poucos dias. Com alguns cuidados básicos de higiene e medicamentos tópicos, é possível tratá-la e até preveni-la.

 

Porém, casos mais graves e recorrentes recomenda-se a consulta ao dermatologista para um tratamento mais específico. 

 

Quer saber qual o melhor tratamento para a foliculite na barba? Confira abaixo!

O que é foliculite na barba?

A foliculite é uma reação inflamatória ou infecciosa na pele que incomoda bastante quem costuma se barbear com frequência acentuada.

 

Essa inflamação acontece nos folículos pilosos, podendo acometer somente a região da barba, onde crescem ou pelos, rosto e pescoço, ou se alastrar pela face toda, dependendo da gravidade.

 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a foliculite se torna uma infecção de pele quando o folículo piloso é obstruído ou colonizado por bactérias (Staphylococcus Aureus