Blog Foliculite

Qual o melhor remédio para foliculite?

publicado em 05/01/2022

Quer saber qual o melhor remédio para foliculite? Existem vários tipos de foliculite que se apresentam em diferentes partes do corpo onde há a presença de pelos.

Portanto, você precisa entender bem para escolher o melhor remédio para foliculite no seu caso! 

 

A foliculite é uma condição de pele muito comum que pode acometer homens e mulheres, principalmente quem costuma se barbear ou depilar. A inflamação costuma causar muitos incômodos, mas há como tratar.

 

O melhor remédio para foliculite ainda é a prevenção, mas há vários outros tratamentos disponíveis, dependendo de cada caso.

 

Entenda melhor abaixo!

Afinal, o que é foliculite?

Segunda a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a foliculite é uma inflamação aguda ou crônica nos folículos pilosos (onde os pelos nascem e crescem), geralmente causada por uma ação infecciosa provocada por bactérias, fungos e até vírus.

 

Uma das bactérias mais comuns é a Staphilococcus aureus, que costuma infectar a pele de forma superficial.

 

A foliculite pode se manifestar em qualquer lugar da pele que contenha pelos, sendo mais comum no rosto, pescoço, couro cabeludo, axilas, coxas, nádegas e virilha. 

 

Em geral, a infecção acomete homens e mulheres, de qualquer idade, sendo os homens afetados com mais frequência, por conta do barbear regular, principalmente homens negros, acima do peso ou com baixa imunidade.

 

No caso das mulheres, as que costumam se depilar, com cera quente ou fria, ou usar a lâmina de barbear de forma inadequada também podem acabar provocando o seu aparecimento.

 

A foliculite incomoda não somente pela aparência, mas também pela inflamação que  provoca sensibilidade no local afetado, podendo causar coceira, ardor e/ou dor. 

Quais as causas da foliculite?

A foliculite pode começar com uma agressão ou atrito na região que gera a inflamação no folículo. Ela pode ser causada por uma depilação com lâmina na direção contrária do crescimento do pelo.

 

O local inflamado acaba formando uma pápula (pequena elevação em forma de bolhas vermelhas) e pústulas (feridas com pús), que podem ou não infeccionar pela ação de bactérias ou fungos.

 

Em geral, os principais causadores da foliculite são os a seguir:

 

  • Deixar