Blog Foliculite

Qual o melhor remédio para foliculite?

publicado em 05/01/2022

Quer saber qual o melhor remédio para foliculite? Existem vários tipos de foliculite que se apresentam em diferentes partes do corpo onde há a presença de pelos.

Portanto, você precisa entender bem para escolher o melhor remédio para foliculite no seu caso! 

 

A foliculite é uma condição de pele muito comum que pode acometer homens e mulheres, principalmente quem costuma se barbear ou depilar. A inflamação costuma causar muitos incômodos, mas há como tratar.

 

O melhor remédio para foliculite ainda é a prevenção, mas há vários outros tratamentos disponíveis, dependendo de cada caso.

 

Entenda melhor abaixo!

Afinal, o que é foliculite?

Segunda a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a foliculite é uma inflamação aguda ou crônica nos folículos pilosos (onde os pelos nascem e crescem), geralmente causada por uma ação infecciosa provocada por bactérias, fungos e até vírus.

 

Uma das bactérias mais comuns é a Staphilococcus aureus, que costuma infectar a pele de forma superficial.

 

A foliculite pode se manifestar em qualquer lugar da pele que contenha pelos, sendo mais comum no rosto, pescoço, couro cabeludo, axilas, coxas, nádegas e virilha. 

 

Em geral, a infecção acomete homens e mulheres, de qualquer idade, sendo os homens afetados com mais frequência, por conta do barbear regular, principalmente homens negros, acima do peso ou com baixa imunidade.

 

No caso das mulheres, as que costumam se depilar, com cera quente ou fria, ou usar a lâmina de barbear de forma inadequada também podem acabar provocando o seu aparecimento.

 

A foliculite incomoda não somente pela aparência, mas também pela inflamação que  provoca sensibilidade no local afetado, podendo causar coceira, ardor e/ou dor. 

Quais as causas da foliculite?

A foliculite pode começar com uma agressão ou atrito na região que gera a inflamação no folículo. Ela pode ser causada por uma depilação com lâmina na direção contrária do crescimento do pelo.

 

O local inflamado acaba formando uma pápula (pequena elevação em forma de bolhas vermelhas) e pústulas (feridas com pús), que podem ou não infeccionar pela ação de bactérias ou fungos.

 

Em geral, os principais causadores da foliculite são os a seguir:

 

  • Deixar a lâmina em local úmido;
  • Oclusão dos poros por roupas justas, apertadas, e abafadas, que não deixam a pele respirar e retém o suor;
  • Barbear com lâmina velha, suja e na direção contrária dos pelos;
  • Depilação a cera;
  • Picadas de insetos;
  • Acne ou dermatite;
  • Pelos encravados;
  • Medicamentos orais ou tópicos como corticóides ou antibióticos;
  • Diabetes;
  • Produtos que irritam, descamam ou desidratam a pele (cremes ou desodorantes não específicos para o seu tipo de pele);
  • Banheiras ou piscinas com níveis de cloro e de pH desregulados;
  • Feridas ou cortes;
  • Obesidade ou excesso de peso;
  • Hiperidrose (suor excessivo);
  • Outros problemas cutâneos já existentes.

Diferentes tipos de foliculite

Normalmente, a foliculite é classificada por superficial ou profunda, dependendo do processo inflamatório, sendo a primeira mais comum. 

 

Dentro dessa classificação, ainda existem aproximadamente 8 tipos de foliculite que diferem pela localização e agente causador (bactéria, fungo ou vírus).

 

A foliculite superficial é aquela que se apresenta na parte superior do folículo, provocando bolhas vermelhas na pele, com ou sem pus, muito semelhantes à acne, com o pelo no centro da lesão.

 

Já a foliculite profunda, acomete todo o folículo até a raiz, praticamente danificando toda a estrutura, causando coceira, dor na região, inchaço e até deixar marcas, manchas e cicatrizes.

Qual o melhor tratamento para foliculite?

O tratamento para foliculite vai depender da sua causa (agente causador), tipo, local e gravidade das lesões. 

 

Em geral, o diagnóstico é feito por um dermatologista, que faz um exame clínico das áreas inflamadas e uma avaliação de histórico do paciente, a fim de indicar o melhor tratamento.

 

Há casos mais graves que podem exigir a colheita de uma amostra da lesão para avaliação em laboratório. 

 

Existem várias opções de tratamentos eficazes para cada tipo de foliculite, como pomadas para foliculite, sabonetes para foliculite, etc.

 

Foliculite superficial, por exemplo, pode ser tratada em casa, com compressa morna e fria e higienização com sabonete antisséptico. 

 

Além disso, o dermatologista pode indicar pomadas específicas, à base de substâncias corticóides, anti inflamatórias ou antibióticos, ou em casos muito graves até mesmo remédio para foliculite na forma oral.

É possível prevenir a foliculite?

O melhor tratamento para foliculite pode ser a prevenção com a adoção de boas práticas e hábitos ao se depilar:

 

  • Trocar sua lâmina frequentemente e fazer a sua higienização correta, guardando em locais secos;
  • Esfoliar a pele até 2 vezes na semana;
  • Usar água termal, morna e creme ou gel para reduzir o atrito da lâmina;
  • Evitar usar roupas muito justas, para diminuir o atrito com a pele e a retenção de suor;
  • Evitar se cortar durante a depilação ou barbear e nunca utilizar a lâmina na direção contrária do crescimento do pelo;
  • Não barbear as áreas com foliculite, ou propensão;
  • Não ficar muito tempo com roupas úmidas,deixando a pele exposta à umidade e sem respirar;
  • Se manter hidratado e a pele também;
  • Nunca espremer as lesões;
  • Usar sabonete neutro ou antisséptico.

Qual o melhor remédio para foliculite?

Cada tipo de foliculite vai exigir um tratamento específico para a sua eficácia. A loção americana da Tend Skin, por exemplo, é referência no mundo todo.

Tend Skin é considerado atualmente por dermatologistas como o melhor remédio para foliculite!

 

A Tend Skin costuma ser indicada por inúmeros especialistas da área em várias partes do mundo, mostrando excelentes resultados de eficácia com até 7 dias de tratamento. 

 

Essa marca atua no mercado há mais de 30 anos, sempre de maneira específica e preventiva contra todos os tipos de foliculite. 

 

Além disso, os produtos Tend Skin combatem também manchas sobre a pele, que costumam ser causadas pela condição, ajudando no seu clareamento. 

 

Ela costuma ser utilizada para diminuir as lesões causadas pela foliculite, aliviar a irritação causada por depilação com cera ou eletrólise, a irritação após o barbear, bem como ajudar na recuperação da pele após depilação a laser.

 

A loção pode ser aplicada em todas as áreas do corpo afetadas pela foliculite, como rosto, pescoço, virilha, axilas, pernas, nádegas e couro cabeludo.

 

Portanto, a loção para foliculite da Tend Skin é tudo o que você precisa em um só produto!

 

Acesse nossa Loja Virtualclique aqui para ver todos os produtos
Cadastre-se e receba novidades.
Endereço de email inválido, favor corrigir.
Endereço de email já cadastrado.
The security code entered was incorrect
Agradecemos sua inscrição!
COMPARTILHE: