Blog Foliculite

Foliculite na virilha: entenda o que é (fotos) e como tratar

publicado em 19/12/2021

Já ouviu falar em foliculite na virilha? Chamamos de foliculite uma inflamação cutânea nos folículos pilosos (raiz dos pelos), geralmente causada pelo encravamento de pelos ou infecção por bactérias ou fungos.

 

Essa doença de pele pode surgir em vários lugares diferentes do corpo, principalmente em áreas pilosas e de maior atrito, como a virilha. 

 

Ela costuma provocar vermelhidão com pequenas bolhas de pus, similares à acne, que costumam queimar e coçar bastante, podendo até formar manchas escuras na região, por conta do estímulo na produção de melanina pela irritação e cicatrizes, quando profundas.

 

Mas calma, há tratamento para a foliculite na virilha, que requer a adoção de uma rotina de cuidados específicos, a fim de evitar piora do quadro inflamatório e prevenir o seu ressurgimento. 

 

Continue lendo abaixo para entender o que é a foliculite na virilha e como tratá-la da forma mais adequada!

Afinal, o que é foliculite na virilha?

Foliculite é uma infecção na pele iniciada nos folículos pilosos (raiz dos pelos), normalmente desencadeada por uma infecção bacteriana ou fúngica, ou até por vírus e, mais comumente, apenas pela simples inflamação de pelos encravados. 

 

A infecção se manifesta de forma semelhante a pequenas espinhas, com pontas brancas, em torno de um ou mais folículos pilosos. 

 

Em geral, a maioria dos casos de foliculite é superficial, como no caso da foliculite na virilha. Mesmo assim, ela pode provocar coceira e dor. 

 

Normalmente, a inflamação pode se curar sozinha e desaparecer com o tempo, mas há casos mais graves e recorrentes que devem ser tratados por um dermatologista, para evitar agravar levando a perda permanente do pelo ou deixar cicatrizes.

fotos de foliculite na virilha