Blog Foliculite

Furúnculo tem relação com foliculite?

publicado em 03/06/2020

Você quem está lendo este texto, provavelmente sofre com “bolinhas vermelhas” que incomodam bastante homens e mulheres. O nome científico é Foliculite e pode aparecer em várias regiões do corpo, desde que tenha a presença de pelos. A foliculite inicia-se nos folículos pilosos e é motivada por uma infecção bacteriana ou fúngica, podendo ser causada também por vírus e pelos encravados, de acordo a Sociedade Brasileira de Dermatologista (SBD).

Podemos dividir a foliculite em duas classificações: superficial e profunda. A superficial é a mais encontrada nos pacientes, afetando somente a parte superior dos folículos. Os principais sintomas são: coceira, sensibilidade na área inflamada, pele avermelhada e pequenas bolhas com ou sem pus. Entretanto, a foliculite profunda precisa de uma atenção maior. O problema afeta todo o folículo piloso chegando até a raiz e deixa marcas permanentes sobre a pele. Segundo o médico Drauzio Varella, o furúnculo é uma das consequências da foliculite profunda. Os primeiros sintomas são: nódulos avermelhados com bastante pus, suor no local do abscesso, crescimento do tamanho da lesão etc.

Você sabe o que são furúnculos? A equipe Tend Skin responde. Confira!

A pele é o maior órgão do corpo humano, ou seja, está suscetível a qualquer momento ao surgimento de manchas, lesões, doenças e degenerações. O furúnculo é um problema bastante frequente nos indivíduos, pois se trata de uma infecção na pele em que consiste um tipo de foliculite bacteriana – Estaphylococcus aureus, responsável também pelo aparecimento de carbúnculos.

Conforte o artigo publicado pela SBD, o furúnculo, em geral, começa a surgir por meio da foliculite superficial estafilocócica com manifestações semelhantes à acne (espinha). Contudo, nas situações em que a foliculite estafilocócica não é tratada, pode-se formar abscessos (furúnculos). Resumindo: o furúnculo é o estágio mais avançado da foliculite. Desse modo, a prevenção precisa ser feita o quanto antes!

Qual a diferença entre furúnculos e foliculite?

A f