Blog Foliculite

Foliculite nas nádegas (bumbum) – Como tratar

publicado em 19/12/2021

 

Foliculite nas nádegas, é possível? As doenças de pele são muito comuns e, quando aparentes, costumam afetar bastante a autoestima das pessoas. 

Embora a pele do bumbum não apresente muitos pelos visíveis, a foliculite também pode aparecer nesta área, e não tem nada mais desagradável que colocar um biquíni e ficar incomodada com essas bolinhas por toda parte.

Mas não se preocupe, a foliculite tem tratamento, mesmo sendo nas nádegas.

Continue lendo o texto abaixo, para entender suas causas e como evitá-las. 

Confira!

Primeiro, entenda o que é foliculite nas nádegas!

A foliculite é uma infecção cutânea do folículo piloso (estrutura de base de onde apontam os pelos, a raiz). 

Ela costuma se apresentar como pequenas erupções vermelhas, com pus ou não, muito semelhantes a espinhas causadas pela acne. 

Essa inflamação na pele costuma ser provocada por infecção bacteriana ou fúngica, ou até virose, que irrita a pele fazendo surgir as lesões.

Foliculites podem se manifestar em qualquer parte do corpo que seja coberta por pelos, podendo ser superficiais ou profundas. Mas no caso da foliculite nas nádegas ela costuma ser bem leve.

Diferença entre espinha e foliculite nas nádegas

A foliculite nas nádegas também é comum, e costuma se apresentar de forma semelhante à acne, com pequenas erupções avermelhadas infecciosas, com pus ou não. 

No entanto, apesar da aparência, as lesões não são espinhas, mas uma infecção na base dos folículos pilosos (raiz dos pelos), geralmente causada por bactérias ou fungos.

Como surge a foliculite nas nádegas?

A foliculite nas nádegas ocorre por conta de uma inflamação no folículo piloso, geralmente desencadeada pelo aumento da queratinização da pele. 

Isso acaba obstruindo os poros e dificultando a saída do pelo, que começa a crescer para dentro gerando uma reação imunológica e inflamatória.

Outro fator que pode desencadear a inflamação é a depilação da região, que pode provocar lesões na pele que podem se infectar facilmente pela entrada de microorganismos.

A