Blog Foliculite

Qual o melhor sabonete para foliculite?

publicado em 04/01/2022

Sabonete para foliculite, loção, pomada? Difícil é saber o que funciona para acabar com essas “bolinhas” pelo, corpo, rosto ou cabeça.

 

Quem sofre de foliculite, sabe o quanto essas lesões são desagradáveis, e até dolorosas. Por isso, é fundamental, não só tratar adequadamente, mas também saber como controlar a inflamação e prevenir a sua reincidência.

 

A foliculite é a consequência de uma infecção dos folículos pilosos, geralmente causada pela ação de bactérias ou fungos no local por conta de vários fatores diferentes, dependendo do local afetado.

 

Existem algumas formas de lidar com o problema, mas o melhor tratamento ainda é a prevenção. Os sabonetes para foliculite são boas opções para manter o local higienizado e o controle das bactérias, mas sozinhos muitas vezes não são a solução.

 

Continue lendo abaixo para entender o que pode funcionar!

O que causa foliculite?

A foliculite é uma infecção de pele que acomete os folículos pilosos (base onde nascem e crescem os pelos). Geralmente, ela é causada pela ação de bactérias ou fungos, podendo até ser viral.

 

Pequenas lesões ou atritos, assim como sudorese excessiva, umidade e obstrução dos poros também podem levar à inflamação dos folículos e ao encravamento dos pelos. 

 

De acordo com especialistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a foliculite costuma se apresentar em forma de pústulas e pápulas avermelhadas que causam coceira, ardência e maior sensibilidade no local afetado.

 

Na maioria dos casos é superficial, afetando apenas a parte superior do folículo piloso, mas pode evoluir e se tornar profunda, prejudicando toda a sua estrutura, resultando em maiores consequências, como a perda dos fios, manchas e cicatrizes.

 

A inflamação costuma ser confundida com a acne, por conta da aparência das lesões, mas a acne é multifatorial e acomete os folículos sebáceos. Já a foliculite surge nos pelos, como os da barba, da região pubiana e das pernas e não possui relação com a oleosidade.

Regiões mais afetadas pela foliculite 

A foliculite pode aparecer em qualquer região do corpo onde os pelos estejam presentes. Porém, as áreas mais afetadas costumam ser os locais depilados ou que sofrem maior atrito. 

 

No caso das mulheres, a foliculite é mais comum na virilha, nas pernas, nos braços, nas nádegas e axilas. Nos homens, a foliculite é mais frequente na região do pescoço, do rosto (barba e pescoço) e no peito. 

Além disso, a foliculite também pode acometer o couro cabeludo, principalmente de quem possui fios encaracolados e grossos.

Somente sabonete para foliculite é suficiente para tratar?

Como na maioria dos casos, a foliculite é superficial, ela costuma desaparecer sozinha, após alguns dias ou poucas semanas. 

 

No entanto, existem casos mais graves e recorrentes que necessitam de tratamento com dermatologista, para uma melhor avaliação do caso, identificar a causa correta (patógeno causador) a fim de indicar o melhor tratamento para o problema.  

 

Muitas vezes, o tratamento consiste em usar sabonetes para foliculite antissépticos em conjunto com medicamentos que contenham antibióticos, corticóides e anti-inflamatórios, para combater a infecção bacteriana. 

 

Há quem recomende, dependendo da região acometida, alguns tipos de ácidos para esfoliar e ajudar no clareamento das manchas deixadas pela inflamação, como os ácidos lático, mandélico e glicólico.

Sabonete de enxofre para foliculite funciona?

No Brasil, o sabonete de enxofre para foliculite se tornou muito popular, inclusive por ser capaz de tratar alguns outros problemas na pele. 

 

Esse tipo de sabonete é feito a partir do enxofre, um mineral que possui propriedades anti-inflamatórias, adstringentes e anti bacterianas.

 

À princípio, ele auxilia no combate da foliculite, por conta da sua ação antibacteriana e anti-inflamatória.

 

Ele, inclusive, é capaz de remover as camadas de células mortas presentes na pele e combater a oleosidade, desobstruindo os poros.

 

Por isso, é muito utilizado para controlar a oleosidade da pele, prevenir o aparecimento de espinhas e evitar o encravamento de pelos. Além disso, ele também contribui para aumentar a produção de colágeno e queratina.

 

No entanto, não há comprovação científica de que o produto seja eficaz em casos de foliculite. Existem relatos de melhora ao utilizar o produto, mas não pode ser considerado um tratamento capaz de curar a condição.

 

Além disso, é necessário ter bastante cuidado ao usar o sabonete para foliculite de enxofre, pois ele resseca bastante a pele que já está bastante sensível.

E qual o melhor sabonete para foliculite: antisséptico ou antibacteriano?

Um sabonete antisséptico para foliculite apenas remove sujeira e possíveis micróbios presentes na pele. Já um sabonete antibacteriano para foliculite promete matar vírus e bactérias, por conta da sua ação mais específica.

 

Esse tipo de sabonete costuma ser indicado para quem fica mais exposto a esses patógenos, além de ser um bom aliado no tratamento de feridas e machucados. 

 

Por isso, o sabonete antibacteriano ou bactericida costuma ser indicado por dermatologistas para controlar infecções e irritações na pele. 

 

Mas no caso da foliculite, somente o especialista pode recomendar um sabonete para foliculite específico para o seu caso, visto que a foliculite pode ter vários causadores diferentes,

 

O sabonete antibacteriano para foliculite pode ser também pode ser antisséptico, que possui propriedades específicas para eliminar microrganismos presentes na superfície da pele, através de formulações bactericidas.

 

Incluir um sabonete antibacteriano na rotina de higiene pode ajudar a diminuir a inflamação da foliculite e prevenir o seu aparecimento, mas não será capaz de curar o problema.

Então, qual o melhor tratamento para foliculite?

A loção Tend Skin é um produto específico para quem tem foliculite de qualquer tipo, e pode ser em qualquer parte do corpo.

 

Ele proporciona excelentes resultados e pouco tempo de uso. Sua ação e eficácia é aprovada e recomendada por especialistas em dermatologia no mundo todo.

 

Com fórmula americana há mais de 30 anos no mercado de dermocosméticos, a loção Tend Skin é uma opção poderosa também no tratamento de pelos encravados e manchas sobre a pele causadas pela foliculite. 

 

Portanto, é tudo o que você precisa em um só produto!

Acesse nossa Loja Virtualclique aqui para ver todos os produtos
Cadastre-se e receba novidades.
Endereço de email inválido, favor corrigir.
Endereço de email já cadastrado.
The security code entered was incorrect
Agradecemos sua inscrição!
COMPARTILHE: