Blog Foliculite

Foliculite pode inflamar?

publicado em 19/05/2020

Sem sombra de dúvidas a foliculite é o grande problema, que ao passar do tempo, vem manifestando cada vez mais em milhares de pessoas no Brasil e mundo, independente do gênero. É provável você quem está lendo esse texto, sabe muito bem do incômodo causado pela foliculite, sobretudo na baixa autoestima por ser uma complicação em que os sintomas são sempre perceptíveis afetando a aparência da pele. 

Infelizmente, a foliculite é uma inflamação que afeta a raiz do pelo, conhecido como folículo piloso. Além disso, o problema é motivado também por infecção bacteriana ou fúngica, mas pode estar relacionada com vírus, e até mesmo, pelos encravados. Por isso, a prevenção o quanto antes!

O principal motivo é a infecção pelo Staphylococcus aureus, da família de bactérias gram-positivas, que atinge várias regiões do corpo com presença de pelos, exceto planta dos pés, palma das mãos e lábios. Desse modo, pernas, couro cabeludo, glúteos, virilha e coxas são os locais mais prejudicados pela foliculite. É primordial ressaltarmos a importância no tratamento da foliculite, porque caso não seja cuidada de maneira correta, pode evoluir para perda definitiva dos pelos. Por exemplo, no couro cabeludo que é bastante comum. 

O porquê do surgimento da foliculite? A Equipe Tend Skin responde!

A manifestação da doença se dá por vários motivos, dentre eles o uso de roupas apertadas, depilação por meio da lâmina (esse procedimento “agride” o folículo), falta de higienização ao se barbear, uso de peças úmidas por muito tempo etc. Mas de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), existem fatores que colocam os pacientes mais propensos à foliculite. Conheça-as: 

– Indivíduos em tratamento com a acne 

– Uso de medicamentos corticoides ou antibióticos 

– Doenças as quais podem fragili