Blog Foliculite

Qual a melhor pomada para foliculite?

publicado em 04/01/2022

Caso você esteja tendo dificuldade para encontrar o melhor remédio para foliculite, saiba que existe uma pomada para foliculite capaz de acabar com o seu sofrimento.

 

Mas antes de revelar esse segredo, é preciso entender as causas do aparecimento da doença, identificar o tipo correto de foliculite, a fim de escolher o tratamento mais adequado.

 

Afinal, nenhuma pomada para foliculite é tão milagrosa se não for especificamente indicada para a causa e região correta.

 

Embora a foliculite seja uma inflamação de pele provocada por infecção bacteriana ou fúngica, ela também pode ser viral e ser causada por vários patógenos diferentes. 

 

Além disso, por se iniciar nos folículos pilosos, ela pode aparecer em diferentes partes do corpo que contenham pelos. 

 

Sem falar que pode ser potencializada pelo suor excessivo, trauma, fricção e oclusão (falta de hidratação) da pele nessa região capilar, provocando o encravamento dos pelos e agravamento da condição.

 

Por isso, é muito importante saber como tratar corretamente. Entenda melhor o assunto abaixo!

O que é foliculite?

Segundo Drauzio Varella, foliculite é a inflamação dos folículos pilosos (base onde nascem e crescem os pelos) causada geralmente por infecção viral, bacteriana ou fúngica.

 

Em geral, a sua causa mais comum é a bactéria do tipo Staphylococcus aureus (estafilococo) ou Pseudomonas aeruginosa, porém outras bactérias, vírus e fungos também podem provocar as lesões cutâneas características dessa condição.

 

Ela pode aparecer em qualquer local da pele onde há o crescimento de pelos, sendo mais comum no rosto, virilha e cabeça. 

 

A infecção se apresenta em forma de pequenas bolhas, avermelhadas, semelhantes a espinhas, com ou sem pus, na base dos folículos pilosos. 

 

Na maioria dos casos, a infecção costuma ser superficial, mas quando atinge áreas mais profundas da pele, pode também provocar a formação de furúnculos.

 

As causas mais comuns para o seu agravamento são o uso indevido de lâminas de barbear, de roupas muito justas ou que não deixam a pele respirar e dissipar a umidade e calor.

 

Além disso, escoriações na pele, feridas cirúrgicas, picadas de insetos, acne e dermatite, uso tópico e contínuo de cremes esteróides e de antibióticos também podem prejudicar os folículos pilosos.

Tipos de foliculite

A foliculite pode ser considerada superficial ou profunda, de acordo com o seu agente causador.

 

Segunda a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a foliculite superficial afeta apenas a parte superior do folículo piloso, podendo ter diferentes agentes causadores, como as bactérias Staphylococcus aureus e pseudomonas; ou o fungo causador da foliculite Pitirospórica.

 

que costuma aparecer em forma de pele avermelhada, bolinhas com ou sem pus, em torno dos folículos pilosos, provocando coceira e sensibilidade na área infectada. 

 

Já a foliculite profunda, é uma espécie de complicação da foliculite superficial, pois acomete todo folículo, estimulando o surgimento de furúnculos nesta região.

 

Elas costumam começar com lesões maiores e elevadas, com presença de pus amarelado, deixando a área bastante sensível e dolorida, com coceira e maiores chances de deixar cicatrizes, além de poder destruir totalmente o folículo piloso.

 

São exemplos de foliculite profunda:

  • Sycosis barba;
  • Foliculite gram-negativo, por conta de uso de antibióticos por longo tempo para tratamento de acne;
  • Furúnculos e carbúnculos, por infecção com estafilococos;
  • Foliculite eosinofílica, mais comum em pacientes com HIV.

Tratamentos para Foliculite

O tratamento para foliculite vai depender totalmente do tipo da doença, por conta da diversidade de agentes causadores. Portanto, cada uma é tratada de acordo.

 

Como por exemplo:

 

  • Foliculite Estafilocócica: trata-se com antibiótico tópico, oral ou uma combinação de ambos. 
  • Foliculite por pseudomonas: é tratada com pomada para foliculite para o alívio da coceira e diminuição da inflamação.
  • Foliculite Pitirospórica: indica-se remédios antifúngicos tópicos ou orais.
  • Sycosis barba: trata com antibiótico local.
  • Foliculite gram-negativo: indica-se antibióticos próprios para infecção bacteriana.
  • Furúnculos e carbúnculos: drenagem da infecção e antibióticos para alívio dos sintomas.
  • Foliculite eosinofílica: trata com corticosteróides, esteróides tópicos e anti-histamínicos orais.

Mas afinal, existe pomada para foliculite?

Dependendo do tipo de foliculite, o tratamento pode ser feito com medicamentos tópicos ou orais, bem como cremes ou pomada para foliculite formuladas com esteróides, antibióticos, corticóides e/ou antifúngicos em sua composição.

 

No caso da foliculite causada por bactérias ou fungos, indica-se o uso de sabonetes e shampoos anti fúngicos, normalmente compostos por Cetoconazol.

 

Contudo, somente um médico especialista (dermatologista) poderá indicar o melhor tratamento para cada caso específico de foliculite. 

Então, qual pomada usar para foliculite?

Existem pessoas que costumam utilizar medicamentos com outras finalidades para tratar foliculite, como por exemplo medicamentos para acne

 

No entanto, embora as lesões sejam parecidas, a foliculite não possui as mesmas causas da acne, por isso deve ser tratada com medicamentos de acordo com o seu agente causador específico para ter eficácia.

1 – Nebacetin para foliculite

Há quem utilize a pomada Nebacetin para foliculite. No entanto, embora o Nebacetin seja um medicamento popular, não é o mais apropriado para foliculite. 

 

Isso porque existem outros medicamentos mais eficazes para essa finalidade.

 

2 – Trok-N para foliculite

O mesmo ocorre com a pomada Trok-N, que apesar de conter cetoconazol em sua composição, e ser indicada para o tratamento de doenças de pele, que exigem ações antiinflamatória, antibacteriana e antimicótica, ela é mais indicada para dermatites sensíveis causadas por germes, como micoses.

 

Embora possa até combater infecções bacterianas, ela não é uma pomada para foliculite específica para o seu tratamento.

 

3- Minâncora para foliculite

Por fim, há quem utilize a famosa pomada Minâncora para foliculite, que é mais recomendada para secar as espinhas, frieiras, assaduras, pequenas queimaduras e escaras. 

 

Ela também ajuda no tratamento de picadas de insetos, urticária e pequenos ferimentos na pele como cortes no barbear, mas não é uma pomada para foliculite especificamente.

 

A prática de utilizar todas estas pomadas para foliculite, sem formulação específica para a condição não é eficaz, visto que já existem tratamentos específicos para foliculite que possuem segurança e eficácia comprovadas.

Então, qual a melhor pomada para foliculite?

Como vimos, embora a foliculite mais comum seja a superficial e de fácil tratamento, ele deve estar de acordo com o agente causador da condição e local específico do seu aparecimento.

 

Cada tipo de foliculite pode demandar um tratamento específico para a sua eficácia.

 

A loção americana Tend Skin, por exemplo, é referência no mundo todo para tratamento da foliculite, pois atua em todos os tipos de foliculite, independentemente da causa.

4 – Tend Skin para foliculite

A marca Tend Skin é indicada pela maioria dos especialistas da área, tendo resultados positivos, em média, com até 7 dias de tratamento. 

 

A empresa atua no mercado há mais de 30 anos, sempre de maneira específica e preventiva contra todos os tipos de foliculite. 

 

Além disso, os produtos Tend Skin combatem também pelos encravados e manchas sobre a pele, que costumam ser causadas pela condição. 

 

Ela pode ser aplicada em todas as áreas do corpo afetadas pela foliculite, como rosto, pescoço, virilha, axilas, pernas, nádegas e couro cabeludo.


Portanto, a melhor pomada para foliculite no momento é certamente a Tend Skin!

 

Acesse nossa Loja Virtualclique aqui para ver todos os produtos
Cadastre-se e receba novidades.
Endereço de email inválido, favor corrigir.
Endereço de email já cadastrado.
The security code entered was incorrect
Agradecemos sua inscrição!
COMPARTILHE: