Blog Foliculite

Você conhece a causa real da foliculite?

publicado em 30/10/2017

Os folículos pilosos estão presentes por todo o nosso corpo, com exceção da palma das mãos e dos pés e membranas mucosas. Quando danificados ficam sujeitos à infecção.
Você sabe como se danifica um folículo piloso? Essas lesões são feitas ao retirar os pelos de dentro do folículo de forma brusca, como depilações, barbear e atrito de roupas apertadas, transpiração excessiva e até mesmo curativos aplicados sobre a pele.

Todas as pessoas estão sujeitas a desenvolver um quadro de foliculite. Mas poucas pessoas sabem que a foliculite não são os pelos encravados após uma depilação, por exemplo, e sim uma bactéria que penetra o folículo piloso causando uma infecção.

Essa bactéria se chama Staphilococcus aureus e ela da origem a pequenos nódulos vermelhos com um ponto branco no centro, em volta de um ou mais folículos pilosos, que coçam e doem.

O diagnóstico muitas vezes é feito pelo próprio paciente ao notar as erupções após as sessões de depilação, sendo em alguns casos, necessário consultar um dermatologista, se o quadro for de foliculite para tratamento com antibióticos.

O tratamento varia de pessoa para pessoa, mas algumas medidas podem ser tomadas para prevenir essas erupções e ajudar no controle do desconforto da foliculite como lavar as mãos com frequência, especialmente se a área afetada estiver coçando, tomar banhos em temperaturas amenas, fazer a higienização correta das áreas afetas, não usar roupas muito justas por aumentar o atrito com a pele e evitar ficar com roupa de banho molhada por muito tempo.

 

Acesse nossa Loja Virtualclique aqui para ver todos os produtos
Cadastre-se e receba novidades.
COMPARTILHE:
WhatsApp chat