Blog Foliculite

Câncer de pele: saiba como prevenir

publicado em 03/09/2019

O câncer de pele é um dos problemas mais comuns hoje no Brasil. Segundo o médico Drauzio Varella, essa enfermidade representa 25% dos tumores malignos diagnosticados. (Link)

A pele, é o maior órgão do nosso corpo e é responsável pela troca de calor e água com o ambiente, encarregada de proteger os elementos internos contra bactérias e de captar e enviar para o cérebro, informações sobre calor, frio e tato. Dessa forma, como a pele está exposta a raios ultravioletas do sol diariamente, a epiderme pode ser danificada, o que pode levar ao câncer de pele ou outras doenças do segmento. 

O câncer de pele é um conjunto de células que se prolifera de maneira desordenada, ou seja, forma-se um nódulo ou lesão que se evidencia de forma maligna. Além disso, o câncer de pele é curável caso tenha um diagnóstico em fase inicial.  Existem dois tipos de câncer de pele: melanoma e não melanoma. Conheça mais sobre eles:

Melanoma: é um tumor maligno originado de uma célula localizada na junção da derme epidérmica da pele, chamada de melanócito. Segundo a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), este ano, serão 287.723 novos casos e cerca de 60.712 mortes pela doença (Link). Ademais, no Brasil de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a expectativa para o mesmo ano é de 6.260 novos casos. 

Os fatores de risco são: exposições solares relacionadas com queimaduras solares, indivíduos da cor clara, histórico familiar (10% dos casos), múltiplos nevos melanocíticos atípicos ou displásicos, história prévia de melanoma, nevo congênito gigante, pacientes com imunossuprimidos pós transplantes. Por fim, antecedentes de neoplasias na infância. 

Não melanoma: é o câncer de pele mais frequente no país, portanto, se torna o menos agressivo com alto índice de cura. São conhecidos como carcinomas: basocelular que representa 80% dos cânceres de pele e o espinocelular que caracteriza 20% do tumor. 

Eles se ocasionam de células da epiderme, que se manifestam através de lesões vermelhas, feridas que demoram para cicatrização etc. É primordial destacarmos que, por mais que o problema tem letalidade baixa, estatisticamente os seus dados são muito altos. 

Sintomas e sinais do câncer de pele: lesões na pele que sangram com facilidade, pinta preta ou castanha que muda a sua cor e forma, feridas com dificuldade para cicatrização e que podem vazar algum líquido, bem como manchas que apresentam coceiras ou crostas etc. 

Tratamento para o câncer de pele: sim, o câncer de pele tem cura! Quanto mais precoce o diagnóstico, maior a chance de curar o paciente. Cada indivíduo tem a sua particularidade em relação ao tratamento e existem cirurgias que acontecem na maioria dos casos. Entretanto, existe a presença da quimioterapia nas ocorrências mais graves. 

A dica da Tend Skin é ir regularmente ao dermatologista para checar a saúde da sua pele. Além disso, use filtro solar corretamente, tenha ponderações ao ficar exposto à luz ultravioleta e sempre atenção ao visualizar manchas no corpo. 

Ah! Não deixe também que a foliculite destrua a sua saúde. Tenha sempre em mãos os produtos da marca Tend Skin e viva com mais saúde!

Acesse: https://www.tendskinbrasil.com.br/loja/ e comprove!

Acesse nossa Loja Virtualclique aqui para ver todos os produtos
Cadastre-se e receba novidades.
COMPARTILHE:
WhatsApp chat