Blog Foliculite

O que fazer com muitas espinhas no rosto?

publicado em 11/03/2020

A acne é o nome científico da espinha, que é um grande incômodo para grande parte dos brasileiros. As espinhas são uma consequência de uma inflamação na pele, devido ao aumento da produção de sebo vinda das glândulas sebáceas. Desse modo, o excesso de oleosidade sobre a pele faz com que os poros sejam obstruídos, proliferando a presença de bactérias e surgindo os cravos. Ademais, quando o cravo sofre a infecção por bactérias que é comum sobre a pele, surgem as temidas espinhas em partes específicas do corpo.

A acne pode ser dividida em 5 graus diferentes: 

– Grau 1 – não inflamatória: é o estágio menos severo da doença, onde os cravos não são inflamados e acontece durante a adolescência ou qualquer momento da vida. Ocorre na testa, nariz e bochechas. O melhor tratamento para a acne grau 1 é utilizar sabonetes e esfoliantes a base de enxofre, ácido salicílico e peróxido de benzoíla. Além disso, o recomendado são cremes os quais podem ser constituídos pelos mesmos componentes do sabonete e esfoliante. 

– Grau 2 – acne pápulo-pustulosa: formada por lesões – comedões, pequenas feridas avermelhadas acompanhadas de pus ou não, mas cada paciente reage de uma forma. Para o tratamento, o ideal são sabonetes e esfoliantes, já os cremes precisam ser compostos por antibióticos. Desse modo, é primordial a ida ao médico para ser prescrito o cuidado correto. 

Grau 3 – acne nódulo-cística: possui características semelhantes do grau 2, principalmente às lesões que a pele sofre, porém, a região infectada é ainda maior. A presença de nódulos internos no rosto, costas e tórax causam bastante incômodo e preocupação. Neste caso, o uso de Roacutan faz parte do processo, além do tratamento indicado para a acne grau 2. Lembre-se: não deixe de ir ao dermatologista! 

Grau 4 – acne conglobata: esse já é um estágio avançado da doença, pois as lesões ficam próximas umas das outras com pus e aspecto desfigurante. Uma das prevenções é a isotretinoína para acnes mais resistentes. Além disso, o Roacutan pode ser prescrito pelo dermatologista. 

Grau 5 – acn