Blog Foliculite

Qual o melhor tratamento para cabelo encravado?

publicado em 05/01/2022

Os pelos quando depilados ou raspados às vezes podem crescer e se curvar para dentro da pele, ao invés de para fora, causando uma inflamação por encravamento.

O melhor tratamento para cabelo encravado é a sua prevenção através de alguns cuidados.

 

Cabelos encravados são comuns e podem afetar qualquer pessoa, principalmente quem possui cabelos ondulados e mais grossos, ou a pele muito fina.

 

Normalmente, são fáceis de identificar, sendo os principais sintomas as pequenas bolinhas, com ou sem pus, típicas da foliculite (a inflamação dos folículos pilosos).

 

A depilação ou o simples ato de raspar os pelos, pode agravar a situação, aumentar a inflamação e causar ardor, coceira e vermelhidão. 

 

Entenda porque isso acontece, as causas, bem como evitar o pelo encravado e tratar a foliculite, que acaba sendo a causadora desses incômodos.

 

Confira abaixo!

Por que os cabelos encravam?

Os pelos espalhados pelo corpo exercem a função de auxiliar no isolamento térmico e ajudar na proteção do organismo contra possíveis agressões do ambiente. 

 

Basicamente, são formados por queratina, uma proteína que dá resistência, elasticidade e impermeabilidade ao fio; e células mortas compactadas na epiderme. 

 

Eles nascem na base do folículo piloso, que se constitui de duas partes: a raiz implantada na derme (camada intermediária da pele logo abaixo da epiderme) e a haste, parte visível que se projeta acima da superfície da pele.

 

O pelo ou cabelo costuma encravar quando não encontra a saída do folículo piloso (base onde crescem os fios) ou não consegue romper a camada de queratina formada sobre a epiderme.

 

Como o processo de crescimento não pode ser interrompido, a ponta da haste se curva para dentro, penetrando novamente no folículo piloso ou continua crescendo debaixo da pele.  

 

Quando isso ocorre, acaba provocando uma reação inflamatória do organismo, que tenta expulsar esse corpo estranho, desencadeando uma foliculite.

 

Essa inflamação é marcada por lesões avermelhadas parecidas com espinhas, com ou sem pus, que causam dor e coceira.

 

O cabelo encravado pode afetar homens e mulheres, acometendo a região da barba – rosto, pescoço e nuca, nos homens; e pernas, axilas e virilha mais comum nas mulheres.

 

Foliculite vs Cabelo Encravado

 

Muita gente tem dúvida e se pergunta de foliculite é a mesma coisa que cabelo encravado.

 

Chamamos de foliculite a inflamação superficial nos folículos pilosos, que se apresenta com bolinhas vermelhas,