Blog Foliculite

Você sabe quais os tipos de foliculite?

publicado em 14/02/2020

A foliculite é causada pela infecção ou inflamação do folículo piloso, proveniente majoritariamente da bactéria Staphylococcus aureus – encontrada na pele de até 15% dos seres humanos. Além disso, pode ser causada por intermédio de outros tipos de bactérias, vírus ou fungos. O maior motivo do aparecimento da foliculite é a depilação acentuada, principalmente quando usada com lâmina a qual pode ocasionar “agressões” no folículo. 

O problema pode infectar qualquer região do corpo desde que tenha a presença de pelos: couro cabeludo, virilha, pernas, axilas, glúteos, barba, nuca etc. Nos dias de hoje, existem dois tipos de foliculite: superficial e profunda. 

A foliculite superficial costuma ser a mais comum entre os pacientes, afetando apenas a parte superior do folículo piloso. 

– Foliculite Estafilocócica: é causada pela bactéria Staphylococcus aureus – gram-positiva. O micróbio adentra a pele quando existe um ferimento aberto para que ele possa penetrar no organismo e ir direito ao folículo, provocando “bolinhas vermelhas”, irritação e dor. Já na barba, é chamada de “coceira do barbeiro”. 

– Foliculite por pseudômonas (foliculite de banheira quente): oriundo das bactérias pseudômonas, as quais proliferam-se em ambientes aquáticos onde os níveis de pH e cloro não são regulados. Banheiras de hidromassagem é um grande exemplo. Ademais, o uso de peças úmidas por muito tempo é mais propenso à infecção. 

– Pseudofoliculite de barba: a infecção, sobretudo, em homens que tenha o barbear acentuado, porque os pelos que são retirados, ao crescerem se curvam em direção ao interior da pele, levando a inflamação e cicatrizes no rosto e pescoço. 

– Foliculite Ptirospórica: é uma inflamação causada por um fungo, o qual provoca vermelhidão na região infectada, coceira e espinhas. Os mais atingidos são adolescentes e homens adultos. 

Diferente da superficial, a foliculite profunda afeta a parte inferior dos folículos pilosos e pode haver a presença de furúnculos ou cicatrizes, perda definitiva dos pelos, além da dor e incômodo no paciente. 

– Sycosis barba: faz-se parte de um tipo da foliculite profunda, ocasionando inflamação no folículo por completo após o barbear. Nos casos mais graves, pode deixar cicatrizes na face caso não seja tratada. 

– Foliculite GRAM-NEGATIVO: a infecção desenvolve-se em indivíduos que usam antibióticos por longo tempo para tratamento da acne. Esses medicamentos alteram o equilíbrio da pele, dando liberdade para o desenvolvimento das bactérias gram-negativas.  

– Furúnculos e Carbúnculos: é uma infecção quando há presença do estafilococos. A lesão pode ter grande quantidade de pus, tornando-a dolorosa e podendo deixar cicatrizes no futuro. O carbúnculo é um aglomerado de furúnculos, os quais podem ocorrer na parte de trás do pescoço, ombros, costas e coxas. 

– Foliculite eosinofílica: ocorre em pacientes portadores do vírus HIV. As características são manchas inflamadas sobre a pele, principalmente no rosto. Além disso, pode haver nos braços que podem coçar bastante. A causa da foliculite eosinofílica ainda é um grande mistério para medicina, entretanto, existe uma relação com o fungo responsável pela foliculite pitirospórica. 

Independente de qual seja o tipo de foliculite, a Tend Skin está aqui para ajudá-lo a qualquer momento. Somos referência há mais de 30 anos no tratamento contra todos os tipos de foliculite e pelos encravados. Sinta-se seguro utilizando os nossos produtos, resultados em até 7 dias de uso cotidiano. 

Acesse o nosso site: www.tendskinbrasil.com.br

WhatsApp: (31) 99534-2235 

Telefone de atendimento: 0800-606-7052 

Saiba onde está o revendedor mais próximo de você: www.tendskinbrasil.com.br/revendedores    

Email: [email protected]rasil.com.br  – resposta em até 1 dia útil.  

Facebook Messenger: Tend Skin Brasil – www.facebook.com/TendSkinBrasil/ 

Acesse nossa Loja Virtualclique aqui para ver todos os produtos
Cadastre-se e receba novidades.
COMPARTILHE:
WhatsApp chat