Blog Foliculite

Foliculite infantil: Como tratar

publicado em 21/11/2017

Foliculite em crianças: saiba o que é e como tratar

Em crianças, a foliculite é tão comum quanto em adultos. Isso porque, a foliculite em crianças, comumente, aparece devido a um conjunto de fatores genéticos e, também, relacionados aos cuidados com a pele.

Sendo assim, é possível dizer que a foliculite infantil aparece em algumas áreas do corpo das crianças por diversos motivos.

Neste texto, nós veremos o que é a foliculite em crianças. Veremos quais são as causas e os tratamentos mais comuns. Logo, se o seu filho sofre com esse problema leia o texto na integra para entender mais sobre o assunto.  

O que é foliculite?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o termo foliculite é utilizado para definir a inflamação dos folículos pilosos, local onde os pelos nascem e crescem.

Os folículos pilosos estão presentes em todas as partes do corpo, exceto nas palmas das mãos, pés e regiões mucosas (como os lábios). Logo, uma pessoa com tendência a desenvolver foliculite pode apresentar inflamação em todas as partes do corpo.

A causa principal da foliculite é a infecção devido a presença de bactérias e fungos que se alojam no folículo piloso e causam a inflamação. Por isso, ela pode se apresentar de duas maneiras:

Foliculite superficial

Nesta forma a obstrução acontece na parte superior dos folículos pilosos. A pele ao redor do pelo fica com aspecto avermelhado e sensível e a infecção é muito semelhante à infeção causada por espinhas.

Ela ainda pode ser subdividida da seguinte forma:

Foliculite Estafilocócica

Quando os folículos pilosos são afetados por bactérias staphylococcus aureus, causando assim coceira e inflamação na região afetada.

Foliculite por pseudômonas

Esse tipo de foliculite é causada por bactérias pseudômonas que costumam proliferar em ambientes aquáticos.

Ela geralmente costuma causar erupções vermelhas e que coçam e também bolhas.

Foliculite profunda  

Nesta forma a inflamação acontece por toda a estrutura do folículo piloso. Desde a raiz até a sua parte superficial. Ela faz com que surjam nódulos endurecidos e com pus, além de causar coceira e dor.

Furúnculos e carbúnculos

Esses ocorrem quando há infecção por estafilococos. E causam na região uma inflamação muito dolorida e avermelhada.

Foliculite eosinofílica

Ela causa manchas inflamadas na pele e também feridas com pus que se espalham por toda a área afetada. Ela ainda não tem as causas conhecidas, embora o fungo responsável seja o mesmo da foliculite pitirospórica.

Foliculite em crianças