Tem irritação ao se barbear? Descubra o que fazer para evitar
Vários homens tem esse problema. Abaixo, listamos ações que podem amenizá-lo. Veja:
- Hidratação é a palavra chave
A questão é manter a pele hidratada. Antes, durante e depois de se barbear. Uma semana antes é recomendável começar a hidratação, com o intuito de deixar a pele mais suave, para que a lâmina passe sem muita resistência.
As lâminas atuais, com fitas lubrificantes, normalmente contendo glicerina ou vaselina, são uma ótima maneira de hidratar a pele durante o barbear. Esses mesmos ingredientes também são ótimos para serem utilizados imediatamente após o barbear, para prevenir a sensação de queimação da pele.
- Encharcar:
Recomenda-se deixar o local molhado por sete minutos antes de começar. Barbear com o pelo encharcado minimiza a irritação. Por isso o barbear é mais fácil após o banho.
- Navalha afiada:
A navalha deve estar bem afiada e o barbeador deve ser trocado cada vez que perde o fio. Uma lâmina ruim dificulta na hora de raspar, arrastando os pelos e machucando a pele.
- Direção certa:
O melhor jeito de se raspar é na direção do crescimento do fio e não contra ele. A grande maioria das pessoas raspam contra o fio, para ter corte mais rente.
Para evitar irritar a pele, a primeira passada da lâmina deve ser a favor do crescimento do fio. Depois, em uma segunda passada, com o fio mais curto, é que pode mudar o sentido do corte.