Blog Foliculite

Doenças do couro cabeludo

publicado em 16/10/2019

O couro cabeludo faz parte da região cutânea e é a área do corpo onde se concentra a maior quantidade de pelos os quais são chamados de cabelos. Além disso, a constituição do couro cabeludo é feita através de tecidos moles que cobrem o crânio. Segundo pesquisas, um adulto possui cerca de 100.000 a 150.000 fios de cabelos. Como a pele, a estrutura do couro cabeludo desempenha funções importantes como barreira física protegendo a cabeça, proteção imunológica e isolante térmico.

Nós da equipe Tend skin separamos algumas das principais doenças do couro cabeludo para vocês saberem a importância do cuidado e higienização correta. Confira abaixo!

Foliculite decalvante (couro cabeludo): geralmente a doença acomete principalmente em homens adultos de pele escura, porém também existe uma probabilidade de ocorrer em mulheres. Os folículos dessa região são mais densos e estão sujeitos à transpiração excessiva; crescem encaracolados e se desenvolvem em áreas oleosas. O problema é uma doença inflamatória, cujos sintomas mais frequentes em pacientes são: grande presença de pus, coceira e irritação na região infectada.
Portanto, se o tratamento não for precoce, a foliculite decalvante pode causar alopecia cicatricial a qual se traduz na perda definitiva do cabelo. Você sabe qual a melhor solução? A utilização dos produtos Tend Skin também é indicada para quem tem foliculite decalvante.

Eflúvio Telógeno: é a queda acentuada e intensa dos cabelos. Se for maior que 150 fios por dia, começa a ocorrer perda do volume capilar e rarefação dos cabelos. Existem diversas causas para o aparecimento do problema, geralmente o motivo surge de 3 a 6 meses após o fator causal. Ademais, cirurgias, medicações, distúrbios tireoidianos ou hormonais e deficiências vitamínicas (B) (B12) são desencadeadores da doença, embora existam outros motivos.
A rotina dos pacientes é preocupante, porque a queda dos fios pode ser notada ao acordar, aprender o cabelo, etc. Assim que perceber todas essas características, é primordial a ida ao dermatologista para ser prescrito o tratamento correto.
Tricotilomania: é o hábito de arrancar os fios do cabelo que afeta cerca de 4% da população. Os fatores que estimulam são: estresse, ansiedade, depressão e problemas como um todo. É mais comumente observado em mulheres quando estão sozinhas e é uma prática que muitas das vezes elas não percebem, como por exemplo, no simples hábito de assistir tv. Esse comportamento pode lesionar os folículos fazendo com que eles fiquem mais fracos e parem de produzir cabelos.
Já a tricofagia, é um distúrbio de ingerir o próprio cabelo, gerando uma complicação no estômago ou uma obstrução intestinal. Esse problema acontece por diversos motivos, dentre eles bullying, abuso sexual, brigas em casa etc. Diferente do dermatologista, o problema deve ser acompanhado por um psiquiatra ou psicólogo.
Alopecia triangular: é uma falha/má formação dos cabelos na região frontal e temporal do couro cabeludo, comum entre homens. Cerca de 0,11% tem a doença, mas é um termo ainda bastante recente na medicina e existem poucos artigos científicos sobre o tema. A princípio, 50% dos casos são notados entre 2 e 9 anos. Procure ajuda!

A Tend Skin está sempre pronta para tirar dúvidas quando o assunto for doenças de pele. Não se esqueça que somos referência no tratamento contra todos os tipos de foliculite e de pelos encravados. Ah, manchas na pele também! Confie em nossa solução!

Acesse: https://www.tendskinbrasil.com.br/loja/ e faça parte do nosso time livre de foliculite!

Acesse nossa Loja Virtualclique aqui para ver todos os produtos
Cadastre-se e receba novidades.
COMPARTILHE:
WhatsApp chat