Blog Foliculite

Caso não seja tratada, a foliculite pode se tornar grave?

publicado em 24/11/2019

     Em primeiro lugar, a foliculite é uma inflamação que acontece em um ou mais folículos pilosos.  Além disso, o problema pode estar relacionado com infecção bacteriana ou fúngica dos pelos, condição que pode afetar homens e mulheres em diferentes idades. Isto é, infelizmente caso a foliculite não seja tratada de forma segura e ágil, é capaz de levar a perda definitiva dos pelos e cicatrizes incomodantes. 

Separamos todos os tipos de foliculite superficial que pode surgir no organismo. Entenda qual a particularidade de cada uma e como evitá-las.  

Foliculite estafilócócica: pode acontecer com você, sabia? Ou seja, dentre todas as classificações da foliculite, essa é a mais comum a todos. Os folículos pilosos são infectados pela bactéria Staphylococcus aureus, comum também em outras doenças. Assim sendo, o seu surgimento são notáveis logo no início da inflamação; coceira no local ou sensibilidade, alguns pacientes relatam sentir dor, “bolinhas vermelhas” com pus em regiões de pelos, são os primeiros sintomas da foliculite. 

Foliculite pseudômonas: chamadas as bactérias pseudômonas que se desenvolvem em áreas aquáticas, pois os níveis de pH e cloro nesses ambientes não são regulados totalmente. Um grande exemplo é banheira de hidromassagem e piscinas. Além disso, roupas de banho – toalhas podem desencadear a infecção se ficarem por muito tempo.

Foliculite pitirospórica: o seu agente principal é o fungo Pytirosporum ovalle (malassezia), que atua preferencialmente em regiões úmidas do corpo. Afeta as costas, o peitoral, ombros, braços e rosto, afetando adolescentes e homens adultos.

Pseudofoliculite da barba: é uma condição inflamatória que afeta majoritariamente homens.  O problema pode acontecer devido ao barbear diário, desenvolvendo-se inflamação nos folículos pilosos.  Entretanto, segundo estudos International Journal Of Cosmetic Science, o ato do barbear diário não tem a ver a com a complicação. 

Foliculites profundas

Foliculite da barba ou sicose: nessa inflamação o maior causador do problema, é o Staphylocococcus aureus. Se apresentam como pústulas que são parecidas com a acne, coçam e é nítido encontrar o pelo no centro da lesão. Além disso, os sintomas podem surgir no lábio superior, rosto, queixo, mandíbula. 

Furúnculos ou carbúnculos: são doenças de pele causada pela infecção dos folículos pilosos pelo acúmulo de pus e tecido morto. As lesões podem surgir em regiões com presença de pelos ou expostas à umidade, causada pela bactéria Staphylococcus aureus. O seu aparecimento são abscessos ou nódulos vermelhos, os quais podem incomodar e doer. 

Foliculite eosinofílica: advém de pacientes portadores do vírus HIV, todavia não é causada pelo mesmo vírus. Não existe um estudo comprobatório, podendo estar relacionada pela infecção pelo fungo Pityrosporum. Sendo assim, o surgimento da foliculite eosinofílica manifesta-se em indivíduos com baixa imunidade. 

Esperamos que o texto tenha ajudado você de alguma forma. Lembre-se: manchas na pele, pelos encravados e foliculite, os produtos Tend Skin é a solução que resolve o seu incômodo em poucos dias. Sem prescrição médica, você consegue adquirir através do nosso site: https://www.tendskinbrasil.com.br/loja/.

Se preferir, envie-nos uma mensagem pelo WhatsApp: (31) 99988-5787 

ou pelo telefone: 0800-606-7052. Venha viver sem foliculite! 

Acesse nossa Loja Virtualclique aqui para ver todos os produtos
Cadastre-se e receba novidades.
COMPARTILHE:
WhatsApp chat