Blog Foliculite

Alergia na pele: conheça as principais

publicado em 14/07/2020

Você já sofreu ou sofre com alergia na pele? Se sim, este texto é para você! A pele é o maior órgão do corpo humano e desempenha papel vital, por ser uma barreira contra infecções e agentes invasores externos. Além disso, é por meio dela que podemos sentir frio, calor, dor, sensações de afeto, diferenciar texturas e consistências etc.

A pele é constituída por três camadas: derme, epiderme e hipoderme. Conheça-as:

Derme: é formada por tecido conjuntivo e a sua principal função, é garantir elasticidade e resistência para a pele.

Epiderme: é a camada mais superficial da pele, formada por tecido epitelial estratificado pavimentoso e queratinizado. Ela é responsável pela proteção contra efeitos prejudiciais dos raios ultravioletas, evitar a perda de água, proteção do organismo etc.

Hipoderme: tela subcutânea, ou seja, a mais profunda. Instituída por células gordurosas que mantém a temperatura do corpo. Ademais, é depósito nutritivo para o isolamento térmico e proteção às pressões e traumatismos externos.

Mas a alergia é um dos problemas de pele bastante comum, pois é condicionada a uma reação inflamatória decorrente de uma sensibilidade a um determinado estímulo. Os sintomas são sempre os mesmos: vermelhidão na região da alergia, coceira, inchaço e bolinhas vermelhas na pele.

A equipe Tend Skin selecionou três alergias de pele. Acompanhe quais são!

– Dermatite de contato: é uma reação inflamatória decorrente da exposição com substância que causa irritação, normalmente em forma de escama, vermelhidão e presença de bolhas com líquido. A alergia não é contagiosa e não oferece risco de vida, mas necessita de cuidados. Existem dois tipos de dermatite de contato: por irritantes – motivada por substâncias ácidas ou alcalinas, prejudicando as células e em alguns casos, necrose. Já a alérgica, é a resposta contra substâncias que entram em contato com a pele e são capazes de penetrá-la e causar uma resposta do organismo.

Urticária: irritação cutânea provocada por diversos fatores, são eles: determinados alimentos, medicamentos e estresse. Os principais sintomas incluem irritação na pele, coceira e manchas avermelhadas ou da cor da pele. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologista (SBD), existem dois tipos de urticária: aguda e crônica. A primeira é quando os sintomas desaparecem em menos de seis semanas. Entretanto, a segunda, os sinais duram por mais de seis semanas.

Angioedema: formada por inchaços nas zonas finas da pele, sobretudo nos lábios, língua e olhos. Tem a mesma origem da urticária, mas a manifestação da alergia é mais grave levando à dificuldade respiratória. O problema pode surgir em pacientes com histórico de urticária que são reexpostos à substância alérgica. Aconselhamos à procura de profissionais da saúde para um melhor diagnóstico. Cuidar da pele é uma questão essencial de saúde!

Em casos de foliculite, manchas sobre a pele e pelos encravados, Tend Skin está aqui para ajuda-los. Conte conosco para um tratamento seguro e satisfatório.

Conheça a nossa loja online: www.tendskinbrasil.com.br e adquira o seu Tend Skin sem sair de casa!

WhatsApp: (31) 9 9534-2235 nos envie uma mensagem para qualquer dúvida!

Continuem se cuidando. E se puderem, fiquem em casa!

Acesse nossa Loja Virtualclique aqui para ver todos os produtos
Cadastre-se e receba novidades.
COMPARTILHE:
WhatsApp chat