Blog Foliculite

Você conhece todos os métodos de depilação?

publicado em 10/11/2017

Não é novidade o hábito de se depilar entre homens e mulheres.
Desde o Egito antigo existem vários métodos para realizar uma depilação em qualquer parte do corpo, que foram evoluindo através dos tempos.

Durante o verão com o crescimento das idas as praias, piscinas e cachoeiras e maior exposição do corpo, aumentam a procura por métodos de depilação práticos e eficazes.

Para cada pessoa, tipo de pele e área desejada existe um tipo de tratamento e cuidados para antes e depois da depilação.

Profissionais experientes e produtos de confiança tem grande contribuição nesse ramo, pois para se depilar é necessário entender o processo e procurar qual deles melhor se encaixa para você.

Antes de começar a se depilar é interessante escolher a região e descobrir seu tipo de pele e qual o melhor tratamento para isso.

Alguns tipos de depilação tem curta duração, outras tem maior duração. Contudo mesmo os métodos de depilação considerados definitivos não conseguem eliminar todos os pelos do corpo.

O mercado e as clínicas estéticas deixam a disposição uma grande diversidade de procedimentos e produtos, cada funciona de maneira bem diferente e tem suas vantagens e desvantagens,e cabe a você escolher qual o mais saudável para sua pele. A seguir vamos mostrar alguns desses métodos.

Lâminas de barbear e depilar:

Muito comum na vida dos homens, sendo um dos métodos mais econômicos para ser ver livre dos pelos, especialmente se não há tempo de esperar os pelos crescerem completamente.

Considerado um dos métodos menos agressivos é preciso tomar cuidado na posição da lâmina. Ela deve ser utilizada sempre na direção do crescimento dos pelos, para evitar que os mesmos encravem e acabem  num quadro de foliculite.

É necessário aplicar um produto para ajudar a lâmina a deslizar com maior facilidade, pois a raspagem desidrata a pele. Uma loção específica para barbear ou depilar auxilia a lâmina.

O uso da lâmina é rápido, indolor e de curta duração. Como não puxa os pelos da raiz, somente os cortando rente a pele, é possível ver os pelos crescerem em um dia ou dois.

Cremes depilatórios:

Os cremes chegaram ao mercado nos últimos dez anos revolucionando a depilação de forma prática e competindo com a lâmina.

Ambas tem o mesmo efeito. O creme dissolve o pelo, não o eliminando da raiz e deixando a pele lisa. A vantagem, é que o composto químico que dissolve o pelo, retarda um pouco o seu crescimento em até cinco dias após o uso e ainda possuem hidratantes, como óleos, vitamina conseguindo combater o ressecamento do corpo mesmo durante a depilação.

Indolor e prático, as recomendações dos dermatologistas são de testar o produto em uma pequena região antes de aplicar em uma área completa, para ver se a pele reage com alergia e evitar utilizar em áreas intima, pois o cheiro desses produtos geralmente são muito forte, com cuidado redobrado e atenção em peles sensíveis.

Ceras de depilação:

Esse método ainda causa muitas controvérsias dentro do ramo de estética. O procedimento é demorado, mais dolorido que outros métodos disponíveis e existe o risco dos pelos encravarem.

Tudo isso compensa a duração do método, uma vez retirados pela cera demoram de 20 a 30 dias para crescer novamente.

Para retirar os pelos é necessário que eles tenham um comprimento considerável para a cera conseguir retirar todos os pelos de maneira uniforme. Existem vários tipos de ceras no mercado como a cera quente e a cera fria.

A cera fria vem em folhas separadas prontas para a depilação, e como a cera é fria, esse método dói mais que a cera quente, contudo reduz a possibilidade dos pelos encravarem, sendo recomendado para áreas maiores e com pele mais grossa como braços, costas e pernas.

A cera quente é a opção da maioria das mulheres, pois a temperatura da cera dilata os poros e facilita a saída da pele diminuindo a dor. Para realizar o procedimento a pele deve estar limpa, sem nenhum produto sobre ela.

As desvantagens desse método é o escurecimento da axila e virilha, com maior incidência em peles negras.

Aparelhos de depilação:

Hoje existem no mercado aparelhos que conseguem fazer a depilação de forma eficaz e rápida. Esses aparelhos não cortam o pelo da mesma forma que uma lâmina, onde os  mecanismos de rolamento arrancam os fios pela raiz, sem danificar a pele.                                                                                                                                                                              É um método de longo prazo podendo durar até 25 dias, sendo o desconforto a desvantagem na hora de retirar os pelos, podendo causar beliscões e hematomas, sendo prudente nunca utilizar esses aparelhos em áreas intima, retirando os pelos das outras partes do corpo ainda quando curtos para diminuir a dor e o risco de encravarem.

Nem todos os aparelhos permitem a retirada da parte principal para lavagem, por isso é necessário que o aparelho seja de uso pessoal.

Conte pra gente qual o melhor método de depilação pra você e quais os cuidados antes e depois a depilação!

 

Acesse nossa Loja Virtualclique aqui para ver todos os produtos
Cadastre-se e receba novidades.
COMPARTILHE:
WhatsApp chat