Blog Foliculite

Você sabe quais os tipos de foliculite?

publicado em 14/02/2020

A foliculite é causada pela infecção ou inflamação do folículo piloso, proveniente majoritariamente da bactéria Staphylococcus aureus – encontrada na pele de até 15% dos seres humanos. Além disso, pode ser causada por intermédio de outros tipos de bactérias, vírus ou fungos. O maior motivo do aparecimento da foliculite é a depilação acentuada, principalmente quando usada com lâmina a qual pode ocasionar “agressões” no folículo. 

O problema pode infectar qualquer região do corpo desde que tenha a presença de pelos: couro cabeludo, virilha, pernas, axilas, glúteos, barba, nuca etc. Nos dias de hoje, existem dois tipos de foliculite: superficial e profunda. 

A foliculite superficial costuma ser a mais comum entre os pacientes, afetando apenas a parte superior do folículo piloso. 

– Foliculite Estafilocócica: é causada pela bactéria Staphylococcus aureus – gram-positiva. O micróbio adentra a pele quando existe um ferimento aberto para que ele possa penetrar no organismo e ir direito ao folículo, provocando “bolinhas vermelhas”, irritação e dor. Já na barba,