Foliculite de banheira quente - Tend Skin® Brasil

Blog Foliculite

Foliculite de banheira quente

publicado em 31/01/2018

É chamada de foliculite por pseudônomas, as bactérias pseudonomas que se proliferam em ambientes aquáticos.
Há poucas ocorrências, mas essas bactérias ocorrem onde os níveis de cloro e o ph não estão em constante regulação, como banheiras de hidromassagem.

Este tipo de foliculite é comum em crianças, por ficarem mais tempo na água do que os adultos.

A infecção aparece entre oito e cinco horas de exposição a esse tipo de bactéria aparecendo erupções avermelhadas que coçam junto com bolhas de pus.

As áreas que ficam úmidas por mais tempo são as mais propensas á infecção, como as áreas cobertas por roupas de banho.

Pode ser considerada uma doença contagiosa causada por bactérias encontradas em fontes de água quente chamada pseudômonas aeruginosa.

A causa básica da foliculite de banheira de água quente é a exposição a água suja ou contaminada com as bactérias causadoras.

As pessoas mais propensas a serem contaminadas têm um sistema imunológico previamente deficiente e cortes e feridas abertas são as principais fontes de entrada dessas bactérias.

Os sintomas dessas pseudômonas são identificáveis pelas erupções e bolhas, evoluindo posteriormente para pontos escuros e vermelhos com nódulos. Quando não tratadas podem aumentar a temperatura do corpo junto com uma sensação de desconforto extremo.

Geralmente desaparece dentro entre 7 a 12 dias, a recomendação é sempre consultar um médico para prescrição de remédios adequados, evitando automedicação.

Esse tipo de infecção dermatológica pode ser evitada procurando sempre fontes de água limpas para banho.

A manutenção apropriada e controle dos níveis de pH e desinfetantes previnem o desenvolvimento da pseudonomas aeruginosa em locais com água quente.

Também é recomendável que antes de irem à lugares que tenham hidromassagem e piscinas aquecidas, verificar as informações do local e de sua manutenção dos produtos químicos adicionados na água.

Cadastre-se e receba novidades.
COMPARTILHE: