Cuidados com a pele para depilação no verão

O verão é sinônimo de maior exposição do corpo, braços e pernas de fora, buscando sempre estar com a pele mais bonita e a dieta em dia.
Nessa época do ano, os cuidados com a depilação devem ser redobrados, devendo levar em consideração qual a localização da área a ser depilada, visto que o sol e o suor causado pelo calor excessivo podem causar manchas e irritação na pele.
- O ideal é esperar um período de 24 horas antes de expor a pele ao sol.
É necessário esse período porque a pele está sensível e assim, se evita manchas e outras depreciações no local.
- Esfoliar a pele um dia antes de se depilar.
Esse procedimento é necessário, pois remove as células mortas e evita que os pelos encravem.
- Manter a pele hidratada
Uma boa hidratação evita o ressecamento que gera a inflamação pela coceira, assim como previne o envelhecimento precoce.
- Aguarde o período de 12 horas, pelo menos, antes de entrar no mar, piscina ou sauna.
- Abuse do protetor solar
Após a depilação aplique um bloqueador solar, mesmo que o tempo seja de chuva. O protetor evita queimadura, insolação, câncer de pele e o envelhecimento precoce.
- Cuidado com o bronzeador
Bronzear a pele, apesar de ser a vaidade da maioria, pode ser um problema. Evite bronzear no mesmo dia da depilação, e use produtos que são registrados na Anvisa para garantir a segurança de sua pele.
Não existe a melhor técnica de depilação no mercado, e sim a que melhor se adapta a você.
Da mesma forma que se deve tomar cuidado na hora de se depilar é preciso ter cuidados após a depilação também. Caso a pele fique vermelha o ideal é fazer compressas com gelo sobre a área ou utilizar loções e géis com substâncias calmantes, como cremes que combinam corticoides com antibióticos – devendo ser recomendados pelo dermatologista.
Para os pelos não encravarem a regra é clara – evite coçar – para não causar manchas, cicatrizes e infecções e em casos de manchas por atrito usando sempre protetor solar evitando assim manchas escuras sobre a pele.