Cuidado com o câncer de pele - Tend Skin® Brasil

Blog Foliculite

Cuidado com o câncer de pele

publicado em 02/04/2018

O câncer de pele é o tumor com maior ocorrência no país. Essa doença é causada pelas células que sofreram algum tipo de mutação, que crescem desordenadas ou anormais, e se multiplicam dando origem a um tecido doente. Existem dois tipos de câncer de pele: melanoma e não-melanoma.

O melanoma é o tipo mais grave de câncer de pele, e é originado das células produtoras de melanina. Ela costuma se manifestar a partir de uma lesão pigmentada através de pintas escuras com bordas irregulares seguidas de coceira. Se detectado em estágios iniciais, pode apresentar um prognóstico melhor, resultando em maiores chances de cura. Para o tratamento, vai depender do estágio da melanoma, e muitas vezes é indicado cirurgias ou radioterapia/quimioterapia.

O não-melonama é o mais frequente e corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no Brasil. Felizmente, ele apresenta baixas taxas de mortalidade quando é detectado de forma precoce. Os sintomas desse tipo de tumor aparecem como feridas na pele que demoram a cicatrizar, mudanças na cor, coceira e ardência que descamam ou sangram. É importante ressaltar que é mais comum em pessoas brancas e acima de 40 anos. No entanto, existem casos de crianças e negros, mesmo que relativamente raros.

A prevenção dessa doença é ir com frequência ao dermatologista, usar bastante filtro solar, inclusive no dia-a-dia, e ficar atento a qualquer mancha estranha no corpo. Cuide se!

Cadastre-se e receba novidades.
COMPARTILHE: