Blog Foliculite

Mitos e verdades sobre os cuidados com a pele

publicado em 16/09/2019

A pele é o maior órgão do corpo humano, formada por três grandes camadas unidas, epiderme, derme e hipoderme. Cada uma tem a sua particularidade e função para o organismo. Conheça mais sobre elas: 

Derme: é a camada que está localizada abaixo da epiderme. Ela é formada por um tecido resistente que contém grande quantidade de fibras colágenas e elásticas.  Além disso, a derme integra uma pequena quantia de células que são formadas por fibroblastos, macrófagos e adipocitos. Todas essas fibras dão uma grande resistência ao tecido fazendo com que ela tenha intensa capacidade de retrair e esticar. 

Epiderme: tem a função muito importante como protetora mecânica do nosso corpo. Subdividida em cinco camadas: basal ou germinativa (renovação celular), espinhosa (tecido resistente), granulosa (grânulos de queratohialina), lúcida (células mortas) e córnea (células mortas abundantes em queratina).  

Hipoderme: conhecida também como tecido subcutâneo é a camada mais interna. Entretanto, não é denominada parte da pele. A sua constituição é feita por células adiposas, fibras de colágeno e vasos sanguíneos. 

Entendeu como funciona as camadas da pele? Agora vamos ao que interessa! 

Cuidados com a pele: mitos e verdades

 

  • Banho quente prejudica a saúde da pele? Verdade, pois o contato da água com a pele pode ressecar e causar irritações. Sobretudo, quando o banho é demorado e muito quente. 
  • Bronzeamento artificial é perigoso? Verdade, se for usado sem controle podem causar danos a saúde da pele. Afinal, as máquinas emitem grandes quantidades de raios ultravioletas. Segundo a médica Lígia Kogos, o que precisamos é de equilíbrio para termos uma vida melhor. 
  • Pele negra não precisa de protetor solar: Mito, é uma grande mentira. Cada rosto e pele tem a sua particularidade, mas o uso do protetor solar é primordial para qualquer tipo de pele. O produto protege da exposição a raios solares e claro, o câncer de pele. Use sempre! 
  • Lavar em abundância o rosto pode evitar a oleosidade: Mito, o efeito é ao contrário. Ou seja, as glândulas sebáceas produzem ainda mais gorduras. Esse processo é conhecido como “efeito rebote”, aumentando a misticidade e oleosidade da sua face gerando desconforto. 
  • Bepantol e hipoglos tiram manchas? Mito, não tira. Embora que são cremes bons para suas funções, contudo, cicatrizantes não tiram essas manchas da pele. O uso desses produtos todas às noites pode até predispor a acne. 
  • Vinagre: pode clarear a pele? Verdade, pode ser um produto a base de ácido acético, ele tem um fundamento clareador em áreas de pele grossas e escuras. Entretanto, pode causar irritações e sensibilizações. 
  • Dormir bem influencia na saúde da pele: Verdade, uma boa noite de sono influencia não só na pele, mas em todo o corpo. Respeite as horas necessárias para dormir para que os hormônios atuam nesse horário.  

 

Gostaram das dicas da Tend Skin? Esses são cuidados importantes para deixar a sua pele hidratada e saudável e claro, sempre ao seu lado  tenha os produtos Tend Skin para tratamento de todos os tipos de foliculite e pelos encravados. 

Conheça o nosso site: https://www.tendskinbrasil.com.br/loja/ e encontre a solução para uma vida melhor! 

Acesse nossa Loja Virtualclique aqui para ver todos os produtos
Cadastre-se e receba novidades.
COMPARTILHE:
WhatsApp chat