Blog Foliculite

Bactéria Staphylococcus aureus e foliculite

publicado em 21/08/2020

A foliculite é uma patologia de pele que configura a inflamação dos folículos pilosos – local de nascimento e estruturação dos pelos. Qualquer indivíduo está sujeito à manifestação do problema, principalmente aqueles que fazem depilação com frequência utilizando a lâmina ou cera. Os sintomas são comuns em todos os casos, ou seja, coceira, o surgimento de bolinhas vermelhas, irritação e dor. A bactéria Stahylococcus aureus é a principal causadora da foliculite superficial. 

Mas o que é Staphylococcus aureus? A equipe Tend Skin responde. Fique de olho!

A Staphylococcus aureus é uma bactéria gram-positiva presente na pele e na mucosa de grande maioria das pessoas, sobretudo na boca e nariz. Entretanto, quando o sistema imunológico está comprometido ou com feridas, a tendência da bactéria é alcançar a corrente sanguínea, e, possivelmente, nos casos mais graves, a infecção generalizada. 

A infecção da Staphylococcus aureus, pode variar desde um simples agravante, como a foliculite, até uma endocardite, que é um dos casos mais graves. Portanto, as manifestações dos sintomas dependem da forma de contágio, região onde está localizada a bactéria e estado de saúde do paciente. Além disso, pode variar desde uma vermelhidão na pele que é comum, até hemorragias e dores musculares. A presença da bactéria acontece na foliculite superficial estafilocócica, pois os estafilococos estão presentes na superfície corporal e aproveitam para atingir os folículos pilosos. 

Em casos de foliculite por infecção da bactéria Stap