Blog Foliculite

Doenças do couro cabeludo

publicado em 16/10/2019

O couro cabeludo faz parte da região cutânea e é a área do corpo onde se concentra a maior quantidade de pelos os quais são chamados de cabelos. Além disso, a constituição do couro cabeludo é feita através de tecidos moles que cobrem o crânio. Segundo pesquisas, um adulto possui cerca de 100.000 a 150.000 fios de cabelos. Como a pele, a estrutura do couro cabeludo desempenha funções importantes como barreira física protegendo a cabeça, proteção imunológica e isolante térmico.

Nós da equipe Tend skin separamos algumas das principais doenças do couro cabeludo para vocês saberem a importância do cuidado e higienização correta. Confira abaixo!

Foliculite decalvante (couro cabeludo): geralmente a doença acomete principalmente em homens adultos de pele escura, porém também existe uma probabilidade de ocorrer em mulheres. Os folículos dessa região são mais densos e estão sujeitos à transpiração excessiva; crescem encaracolados e se desenvolvem em áreas oleosas. O problema é uma doença inflamatória, cujos sintomas mais frequentes em pacientes são: grande presença de pus, coceira e irritação na região infectada.
Portanto, se o tratamento não for precoce, a foliculite decalvante pode causar alopecia cicatricial a qual se traduz na perda definitiva do cabelo. Você sabe qual a melhor solução? A utilização dos produtos Tend Skin também é indicada para quem tem foliculite capilar.

Eflúvio Telógeno: é a queda acentuada e intensa dos cabelos. Se for maior que 150 fios por dia, começa a ocorrer perda do volume capilar e rarefação dos cabelos. Existem diversas causas para o aparecimento do problema, geralmente o motivo surge de 3 a 6 meses após o fator causal. Ademais, cirurgias, medicações, distúrbios tireoidianos ou hormonais e deficiências vitamínicas (B) (B12) são desencadeadores da doença, embora existam outros motivos.
A rotina dos pacientes é preocupante, porque a queda dos fios pode ser notada ao acordar, aprender o cabelo, etc. Assim que perceber todas essa