Blog Foliculite

Foliculite na virilha: entenda o que é (fotos) e como tratar

publicado em 19/12/2021

Já ouviu falar em foliculite na virilha? Chamamos de foliculite uma inflamação cutânea nos folículos pilosos (raiz dos pelos), geralmente causada pelo encravamento de pelos ou infecção por bactérias ou fungos.

 

Essa doença de pele pode surgir em vários lugares diferentes do corpo, principalmente em áreas pilosas e de maior atrito, como a virilha. 

 

Ela costuma provocar vermelhidão com pequenas bolhas de pus, similares à acne, que costumam queimar e coçar bastante, podendo até formar manchas escuras na região, por conta do estímulo na produção de melanina pela irritação e cicatrizes, quando profundas.

 

Mas calma, há tratamento para a foliculite na virilha, que requer a adoção de uma rotina de cuidados específicos, a fim de evitar piora do quadro inflamatório e prevenir o seu ressurgimento. 

 

Continue lendo abaixo para entender o que é a foliculite na virilha e como tratá-la da forma mais adequada!

Afinal, o que é foliculite na virilha?

Foliculite é uma infecção na pele iniciada nos folículos pilosos (raiz dos pelos), normalmente desencadeada por uma infecção bacteriana ou fúngica, ou até por vírus e, mais comumente, apenas pela simples inflamação de pelos encravados. 

 

A infecção se manifesta de forma semelhante a pequenas espinhas, com pontas brancas, em torno de um ou mais folículos pilosos. 

 

Em geral, a maioria dos casos de foliculite é superficial, como no caso da foliculite na virilha. Mesmo assim, ela pode provocar coceira e dor. 

 

Normalmente, a inflamação pode se curar sozinha e desaparecer com o tempo, mas há casos mais graves e recorrentes que devem ser tratados por um dermatologista, para evitar agravar levando a perda permanente do pelo ou deixar cicatrizes.

fotos de foliculite na virilha

foliculite na virilha

Tipos de foliculite: classificação

A foliculite pode ser classificada segundo o grau de extensão da inflamação, podendo ser superficial ou profunda.  

Foliculites superficiais se instalam na parte superior do folículo piloso, deixando a pele ao redor avermelhada e sensível com pequenas pústulas (de até 1 cm de diâmetro) parecidas com espinhas, que coçam bastante.

Já a foliculite profunda é uma infecção mais grave, que se estende por todo o folículo piloso, alcançando a raiz e provocando lesões mais extensas na área acometida, deixando-a avermelhada com nódulos endurecidos cheios de pus. 

Os sintomas mais comuns são coceira, dor, edema (inchaço) e tumefação local, que podem destruir o folículo piloso e deixar cicatrizes.

No caso da foliculite na virilha, por exemplo, ela costuma ser superficial, apresentando-se das seguintes formas:

Foliculite na virilha estafilocócica: 

Esse é o tipo mais comum da doença, causada por bactérias gram-positivas (Staphylococcus aureus), que embora já existam na pele, podem entrar através de corte ou ferimento, como da lâmina de barbear, por exemplo.

Foliculite na virilha por pseudomonas: 

Também conhecida por foliculite da banheira quente, ela é causada por bactérias Pseudomonas aeruginosa que proliferam em ambientes úmidos em que os níveis de cloro e pH estão desequilibrados, como das banheiras de hidromassagem e piscinas aquecidas.

Pseudofoliculite: 

Apesar do nome, a inflamação dos folículos pilosos pode também ocorrer em áreas de pelos raspados, como virilha e axilas, durante a depilação com cera na área do biquíni ou por raspar com lâmina de barbear, por conta de pelos encravados.

Sintomas e causas de foliculite na virilha

Como dissemos, a foliculite na virilha costuma ser superficial, afetando apenas a parte superior do folículo piloso, sendo raros os casos de maiores complicações. 

Os principais sintomas são pequenas espinhas vermelhas, com ou sem pus; pele avermelhada e inflamada; coceira e sensibilidade na região.

Qualquer pessoa pode desenvolver foliculite, mas alguns fatores podem ser mais suscetível à condição, como quem possui doenças de baixa imunidade (diabetes), leucemia crônica e AIDS; pessoas propícias à acne ou dermatite; quem usa medicamentos (cremes corticóide ou antibióticos de longo prazo); obesidade, etc.

Já as causas mais comuns para a foliculite na virilha são: 

  • Fricção da lâmina de barbear, depilação com cera quente ou roupas apertadas; 
  • Calor, suor, umidade pela falta de respiração na pele;
  • Usar calcinhas, calças e shorts apertados;
  • Condições de pele, como dermatites e acne; 
  • Lesões na pele por cortes, arranhões ou feridas cirúrgicas; 
  • Aumento da queratinização na pele, que causa a obstrução dos folículos, dificultando a saída dos pêlos (pêlos encravados); 
  • Curativos ou fita adesiva em contato com as áreas peludas.

Como tratar a foliculite na virilha

O tratamento da foliculite na virilha vai variar de acordo com a sua causa, tipo e gravidade das lesões. 

O médico dermatologista ou clínico geral pode diagnosticar a foliculite na virilha ao examinar em consultório a área acometida. 

Em alguns casos, o especialista pode querer colher amostras da secreção da lesão para enviar para análise em laboratório.  

Normalmente, foliculite na área da virilha são superficiais e podem desaparecer sozinhas. Já os casos persistentes ou recorrentes podem exigir um tratamento mais específico. 

Vale ressaltar que, mesmo com o tratamento, a infecção pode voltar. Sendo assim, o melhor tratamento ainda é a prevenção.

A foliculite na virilha costuma ser tratada logo na fase inicial, fazendo a higiene local com água morna e sabonete antisséptico, e mantendo a região sempre seca e nunca abafada, para respirar.

Há tratamento específicos também para cada tipo de causa, como pomadas para foliculite ou cremes antibióticos, corticóides e/ou antifúngicos, por exemplo:

Foliculite bacteriana (estafilocócicas e pseusdomonas): 

São tratadas com antibiótico tópico, oral ou uma combinação de ambos, evitando também raspar com lâmina a região ou depilar com cera quente, até que a infecção esteja curada.

Pseudofoliculite: 

Trocar sempre a lâmina do barbeador ou usar sempre um aparelho descartável novo na região e somente nela. Usar água morna, massageando sempre a área antes para amolecer os pelos e deslizar a lâmina sempre no sentido do crescimento dos pelos. Sempre secar bem a área e finalizar com hidratante.

 

Como prevenir a foliculite na virilha

Para prevenir a foliculite na virilha, bastam algumas medidas preventivas na sua rotina, como por exemplo:

  • Evitar usar roupas muito justas e apertadas para diminuir o atrito com a pele e não reter o suor;
  • Escolha roupas íntimas de algodão para deixar a região sempre respirando;
  • Sempre enxugar bem a pele e mantê-la seca, livre de escoriações ou irritações para evitar fungos;
  • Depilar/raspar sempre na direção correta do crescimento do pelo e com espuma e água morna, para para lubrificar as lâminas e evitar cortes;
  • Evitar lavar continuamente com produtos antissépticos, que ressecam a pele e eliminam as bactérias protetoras;
  • Manter a pele sempre hidratada;

Tratamento caseiro para foliculite na virilha

Como citamos acima, incorporar uma rotina de higiene é importante no tratamento e prevenção da foliculite na virilha, bem como evitar o aparecimento das manchas ou agravar as lesões.

 

Evite tratamento caseiro para foliculite na virilha que não possui comprovação científica, pois ele pode colocar em risco a sua saúde!

 

Embora ela sempre possa voltar, veja o que fazer a seguir:

1 – Lave sempre a região com um sabonete anti séptico e água morna, massageando o local com movimentos circulares suaves até fazer espuma, e enxágue bem;

2 – Faça uma esfoliação no local uma vez na semana para ajudar a renovar a pele, desencravar e facilitar a saída dos pelos; não execute este passo caso a sua pele já apresente foliculite! Ele deve ser utilizado somente como prevenção.

3 – Mantenha a virilha sempre seca e limpa, para evitar a proliferação de fungos;

4 – Aplique um hidratante com ação calmante e um creme dermocosmético com efeito clareador de pele capaz de atuar no clareamento de manchas e no equilíbrio da produção de melanina.

 

Melhor tratamento para foliculite na virilha

Infelizmente não há como curar definitivamente a foliculite, mas há maneiras de tratar, prevenir e ainda mais, viver sem ela!

 

A maioria dos produtos no mercado não são específicos para o tratamento desta condição e, por isso, muitos já tentaram diversos produtos sem eficácia.

 

No entanto, a loção americana Tend Skin, é uma referência no mundo todo para tratamento da foliculite, pois atua de forma eficaz na foliculite, independentemente da causa e pode ser aplicada com segurança na virilha.

 

Por isso, a marca Tend Skin é indicada pela maioria dos especialistas da área, por conta dos seus resultados positivos, em média, com até 7 dias de tratamento. 

 

A empresa segue atuando no mercado por mais de 30 anos, sempre de maneira específica e preventiva contra todos os tipos de foliculite. 

 

Além disso, a loção Tend Skin ainda é capaz de combater os pelos encravados e manchas na virilha, que costumam ser causadas por essa condição!

 

Confira o tratamento para foliculite preferido dos dermatologistas no momento: clique AQUI para conhecer a loção Tend Skin.

Acesse nossa Loja Virtualclique aqui para ver todos os produtos
Cadastre-se e receba novidades.
Form de email para rodapé (blog, etc.)

COMPARTILHE:

Clique no botão abaixo para participar de um grupo

gratuito de autoajuda sobre Foliculite no WhatsApp!